domingo, 24 de janeiro de 2016

HISTORIA DA VIDA DE HUIX-MIRALPEIX 



SALVIO HUIX MIRALPEIX NASCEU EM Girona na Espanha em 1877. De uma famlia de oração fervorosa tinha sua casa frequentada sempre por padres e logo, por volta dos seus 12 anos entrou no seminário menor. (Á es querda, provincia de Girona, Onde nasceu Beato Salvio)
Provincia espanhola onde nasceu Beato Salvio               Des de jovem destacava-se nos estudos e seus companheiros de seminário se surpreendiam com a praticidade desse jovem seminarista; como sabia fazer as coisas certas no momento certo.
              Ordenado sacerdote aos 26 anos, em 1903, preocupou-se com a santificação das familias e da fidelidade das mesmas ao evangelho de Cristo. E isso o levou  ao ingresso na Congregação do Oratório de São Filipe
 Neri. A congregação do oratório foi  fundada no Séc. XVI na Italia, por São Felipe Neri; cuja a espiritualidade é essa de unir o povo em oração. Os membros da congregação sao apenas sacerdotes e fazem um voto de obediência na congregação.  Salvio identificou-se muito com o carisma dessa congregação e ingressou nela, numa cidade perto de Barcelona chamada VICH. (Localização Geográfica de Vich na foto a baixo)
             Ingressou na congregação aos 30 anos, depois de ter certeza que era isso que Deus queria. Na congregação do oratório, permaneceu Professor no seminário, a maioria de seus discípulos o escolheu como diretor espiritual, assim como a maioria dos jovens e pais de família que circundavam esse oratório, em Vich.

      A tarde era passada no confessionário ou trabalhando. Havia os doentes a serem visitados e crianças a serem catequizadas. Padre Salvio percebeu que não havia nada dirigido aos jovens homens casados; Então, começou uma confraria de homens casados sob o patrocínio de São José.

       O cotidiano de padre Salvio o levava a dormir sempre depois da meia-noite, e por conta desses doentes era continuamente acordado, tendo parcas noites de sono. Era fervoroso pela salvação das almas e pelas obras de misericórdia. 
           Sagrado Bispo aos 50 anos, em 1927, foi á Ibiza;  uma ilha que nao tinha bispo á 70 anos. Em 1935 foi transferido para a Diocese de Lérida. Quando  a guerra civil eclodiu. (localização de Ibiza a baixo)
       Na noite do dia 21 de julho de 1936, depois de queimarem a catedral, os republicanos voltaram sua atenção para a residência episcopal. Enquanto estavam arrombando as portas, procurando armas e foragidos, Huix administrou os Sacramentos ao secretário, o porteiro e sua filha, que saíram em seguida pela porta dos fundos.

Mons. Huix já sabia o que iria lhe ocorrer e foi esconder-se na casa de uma familia, mas vendo que ele colocava a familia em perigo - pois na revolução espanhola, estavam matando os padres e bispos, se entregou á policia dizendo; “Eu sou o Bispo de Lérida e me coloco aos vossos cuidados.”

Morreu assim, naquele 5 de agosto, na festa de sua mãe amada, Nossa Senhora das Neves, Monsenhor Huix. Pelo martírio, seu sangue jorrou em terra como “semente dos novos Cristãos”. Conforme dizia Tubau, seu biógrafo, “Ele foi como Santo Estevão, que vendo o seu martírio conseguia ver o céu aberto”.
           Em 27 de junho de 2011, o Papa Bento XVI assinou o decreto com o qual se reconhece o martírio este Servo de Deus. Sua beatificação ocorreu em 13 de outubro de 2013, durante o pontificado do Papa Francisco.




Referencias
• Artigo 'Beato Salvio Huix-Miralpeix, Bispo e Mártir', do Boletim 'A Voz do Oratório', informativo da Congregação do Oratório de São Paulo, n.5, pp. 8-15.
• ORTI. Vicente Cárcel, Persecuciones religiosas y mártires del siglo XX. Madri: Palabra, 2001.
• Salvio Huix Miralpeix, Beato
http://es.catholic.net/op/articulos/36939/salvio-
-huix-miralpeix-beato.html
www.ofielcatolico.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário