quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A vida de Salvio


    Salvio foi um grande exemplo de fé. Sempre que eu estou rezando ou fazendo sua novena, ou ainda quando passo por alguma dificuldade, me recordo da fé de Salvio e digo; " Beato Salvio, nessa situação, teria fé" e  assim vou caminhando. 
    Sálvio entrou no seminário aos 10 anos de idade, e durante a sua juventude, foi um grande exemplo de praticidade e dedicação. Entregava-se sem medo aos atividades que lhe eram propostas no seminário; era um aluno muito aplicado e não tinha preguiça de estudar, dar o melhor de si  e quando era preciso fazer alguma coisa, era muito pratico e achava logo a melhor forma de executar, sem se desviar "nem pra esquerda nem pra direita". Tinha um bom humor e é bom lembrar de sua forma um pouco descontraída. Também é importante lembrar de sua seriedade e de seu temperamento explosivo; mas como  um grande santo e fiel ao Evangelho, sabia se controlar e despejava a sua raiva nos trabalhos diários, que executava bem, muito bem. 
    Salvio huix pertenceu a congregação do Oratório, de São Felipe Neri, na qual se dedicou aos cuidados daqueles que estavam distantes da vida de oração.
    A principio, é importante destacar que, na Igreja católica, há grupos  de padres que seguem algumas regras especificas, são chamadas de "congregações", como os FRANCISCANOS; que observam a pobreza, ou os padres da CANÇÃO NOVA, que almejam a evangelização pelos meios de comunicação.
   A congregação do Oratório foi fundada em Roma em 1565 por são Felipe Neri; é uma congregação voltada para sacerdotes que desejam trabalhar mais intensamente para a  salvação das pessoas e da sua santificação pessoal. São Felipe Néri, no começo do seu grupo, os padres faziam muitos sermoes e atendiam a população com devoções populares. Atualmente, a congregação do oratorio esta na cidade de São Paulo, e temos abaixo, um endereço eletronico onde voce poderá saber mais sobre eles e ate entrar em contato http://vozdooratorio.blogspot.com.br/p/nossa-historia.html
    Salvio entrou na congregação do oratório aos 30 anos, em 1907 e permaneceu ai ate ser sagrado Bispo em 1927, aos 50 anos de idade, quando precisou sair da congregação. Mesmo assim, permaneceu fiel dentro da espiritualidade de São Felipe sendo um ótimo pastor para a sua região. Ainda como sacerdote, destacou-se na confissão e teve grande fama de bom confessor. Por vinte anos, o jovem padre foi escolhido pelo Bispo de Vich, na Espanha para lecionar aos seminaristas, e deu aulas de Ascetica e Mistica, contribuiu para a formação de uma geração de padres. Salvio se preocupava bem com aqueles que estavam longe de Jesus, o seu amado. Fato que o fazia ajudar, por muitas vezes, os pobres de alguma forma, mas nunca procurando a publicidade por isso.

Dom Salvio Huix.

     O Bispo Huix foi uma grande apostolo de Jesus contribuindo para o aumento da fé do povo e a devoção á Nossa Senhora. Era conhecido como o "Bispo de Maria", e em suas pregações buscava fazer as pessoas apaixonadas por Cristo.  Numa viagem que fez á Roma, escreveu uma carta ao povo em que dizia;
         “Nós nos sentimos... renovados e com firmados na fé, e fielmente legados ao Santo Padre por meio de um amor filial... prontos a uma fidelidade ainda maior, a uma fidelidade que nos anima até a morte e, se necessário, com a ajuda da Graça divina, até o martírio”. 

     Ele testemunhou com a vida, morrendo Martir, em Llerida no ano de 1936  Salvio Huix foi Bispo de Ibiza e LLerida, na Espanha, onde desempenhou sua função muito bem por sinal. Durante o seu bispado, idealizou muitos projetos como; A criação de uma especie de "seguro e vida" para os padres de seu governo onde, por conta da humildade e da falta de recursos os padres passavam por dificuldades, esse seguro dava alguma garantia para os padres quando esses ficassem mais velhos.

Salvio Huix; padre, Bispo, Martir; Beato. Rogai por nos e nos ensina a ter essa fé e testemunhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário